[RS] CPERS amplia estrutura do 4º Núcleo em Cachoeira do Sul
O sindicato também fortalece atendimento à categoria
Publicado: 04 Fevereiro, 2026 - 16h00
Escrito por: CPERS | Editado por: CPERS
No dia 3, a presidente do CPERS, Rosane Zan, e o 1º vice-presidente, Alex Saratt, acompanhados por representantes do 4º Núcleo da entidade (Cachoeira do Sul), assinaram a escritura de ampliação do espaço de atendimento às(os) sócias(os) da região.
Localizado no centro do município, o espaço atende educadoras(es) de 15 cidades e se consolida como um ponto estratégico para a organização da luta por direitos e pela valorização da categoria.
Atualmente, o 4º Núcleo funciona nas salas 42 e 44, na Rua Andrade Neves. Com a aquisição da nova sala, a entidade passa a contar também com a sala 41, no mesmo andar, ampliando sua estrutura física e capacidade de atendimento.
A presidente do CPERS, Rosane Zan, destacou que a ampliação do patrimônio do Sindicato é fruto de um processo contínuo de fortalecimento da entidade. “Desde 2014, com o início da gestão da professora Helenir e agora comigo como presidente, nós aumentamos o patrimônio do Sindicato, para que todo e qualquer espaço possa ser utilizado tanto para a cultura quanto para a luta pelos direitos dos nossos sócios e pelo futuro da educação”, afirmou.
Já o 1º vice-presidente do CPERS, Alex Saratt, ressaltou o compromisso histórico da entidade com a qualidade de seus espaços e serviços. “O CPERS sempre busca oferecer aos sócios dependências adequadas para a realização de todo tipo de atividade, sejam políticas, culturais ou administrativas, sempre com responsabilidade na gestão dos recursos. A nossa presidente também já foi tesoureira, o que contribui para esse cuidado na manutenção de um Sindicato que há 80 anos faz a luta em defesa da educação pública”, destacou.
Com a ampliação, a diretora do 4º Núcleo, Dina Marilu Machado Almeida, reforçou que as opções de serviços oferecidos às(aos) sócias(os) também serão ampliadas, com a possibilidade de realização de atividades físicas e culturais diretamente no local, fortalecendo o vínculo da categoria com o Núcleo.
Durante a passagem por Cachoeira do Sul, os representantes do CPERS também concederam entrevista ao Jornal do Povo, na qual abordaram, além da aquisição do novo espaço, temas urgentes para a categoria, como o retorno às aulas e a necessidade de valorização salarial das(os) educadoras(es).
A ampliação do 4º Núcleo reafirma a importância dos núcleos regionais do CPERS, presentes em 42 pontos estratégicos do Rio Grande do Sul. É por meio dessa estrutura descentralizada que o Sindicato fortalece sua atuação junto à base, reafirmando que a luta pela educação pública de qualidade e pela democracia se constrói com a participação ativa de cada sócia(o), em todos os cantos do estado.