MENU

SC: Executiva Estadual começa a viabilizar sede própria às Regionais do SINTE/SC com recursos do imposto sindical

Apesar da luta histórica do SINTE/SC contra a cobrança do imposto sindical, descontado compulsoriamente dos/as trabalhadores/as, especialmente dos/as filiados/as, outros interesses de governos e sindicatos pelegos, levaram à sua aprovação. Mas a categoria sabiamente deliberou no Congresso do SINTE/SC, em 2009, realizado em Chapecó, que os recursos seriam devolvidos aos filia...

Publicado: 07 Julho, 2014 - 15h48

Escrito por: CNTE

Apesar da luta histórica do SINTE/SC contra a cobrança do imposto sindical, descontado compulsoriamente dos/as trabalhadores/as, especialmente dos/as filiados/as, outros interesses de governos e sindicatos pelegos, levaram à sua aprovação.

Mas a categoria sabiamente deliberou no Congresso do SINTE/SC, em 2009, realizado em Chapecó, que os recursos seriam devolvidos aos filiados que os requeressem ou seriam aplicados na aquisição da sede própria do SINTE/SC: uma forma solidária de devolver à categoria aquilo que não deveria ter sido tirado dela.

Os 60% de recursos advindos do imposto sindical, por força de lei, devem ser devolvidos à entidade representativa da categoria. Porém, não foi uma tarefa simples, pois a luta para conseguir sua liberação, pelo Ministério do Trabalho, foi muito dura, devido às disputas de outras entidades e aos empecilhos impostos pelo governo de Santa Catarina, numa jornada que iniciou em 2009, com audiências, documentos, cobranças de órgãos, setores, autoridades governamentais, de nível estadual e federal. Finalmente, em 2011, conquistamos, na prática, o direito que a lei garantia ao SINTE/SC.

De acordo com o que foi estabelecido, a Executiva Estadual já adquiriu um prédio, na capital do estado, e está aguardando a aprovação do projeto de reforma, pelo IPUF (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis), para dar início aos trabalhos de reforma. Esperamos que ocorra o mais rápido possível.

Diante do fato de a regional de Chapecó ter tido uma proposta de compra de um espaço muito adequado, numa edificação que abriga outros sindicatos, excepcionalmente, a executiva estadual atendeu à solicitação e aprovou a complementação dos recursos para que esta pudesse efetuar o negócio. A executiva apresentará uma proposta de critérios para ser discutida e referendada pelo Conselho Deliberativo para que outras três ou quatro regionais sejam atendidas.

Posteriormente, com o tempo, as demais regionais também serão contempladas com recursos para adquirir, ou reestruturar suas sedes próprias. Além de significar a redução de custos com aluguéis, esta medida fortalecerá a Entidade, os/as trabalhadores/as da educação e sua luta.

Agradecemos a cada trabalhador/a que confiou ao SINTE/SC a gestão destes recursos em prol do fortalecimento da categoria, pois sua contribuição está produzindo um resultado coletivo gigantesco e duradouro.

(Assessoria de Imprensa SINTE/SC, 07/07/2014)