MENU

Solidariedade é o tema central no primeiro dia da 4ª Plenária Intercongressual da CNTE Professor João Felício

Publicado: 18 Março, 2023 - 00h36

Escrito por: CNTE

 

2023 03 18 renato braga capa2023 03 18 renato braga capa 
Foto: Renato Braga

A 4ª Plenária Intercongressual Professor João Felício, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), teve início nesta sexta-feira (17), com o tema “Reconstruir o Brasil com as Educadoras e Educadores da Educação Pública”.

Nesse primeiro dia, além das homenagens a importantes personalidades da luta política e pela educação, o evento contou com a participação do jornalista Luis Nassif, durante o Painel Conjuntura Nacional e Internacional.

Ele explicou que existem desafios na economia que atrapalham todos os outros setores, mas o ponto principal para a reconstrução do Brasil, na sua opinião, é a restauração da solidariedade, do sentimento do Brasil na cabeça das crianças. “É acabar com essa história da meritocracia, do individualismo exacerbado, principalmente ensinar como se faz organizações sociais.”

2023 03 17 4plenaria prof joao felicio 72023 03 17 4plenaria prof joao felicio 7Para Nassif, o governo Lula tem que concentrar esforços nos direitos sociais e também nos individuais, mas não como o liberalismo fala. E sim nos direitos de igualdade para todos. “Temos que mostrar a grandeza do país, que não é só o mercado financeiro, essa elite apodrecida. O país é construído no dia a dia da cultura brasileira. É apresentar o Brasil para os estudantes.”

O presidente da CNTE, Heleno Araújo, apoiou a concepção apresentada por Nassif baseada na solidariedade. Para Heleno, isso faz com que o movimento sindical se organize, para que consiga negociação coletiva nos estados e municípios. “Essa nossa luta conjunta é que vai fazer com que o nosso plano de lutas de fato seja executado pelos poderes públicos nas três esferas”, declarou.

>> Veja a galeria de fotos no Facebook da CNTE

João Felício, presente!

Responsável por dar nome ao evento, João Felício foi lembrado com carinho por todos os participantes, tamanha era sua representatividade para o setor. Ele faleceu em 2020. Ex-presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da APEOESP, Felício marcou sua trajetória pela luta em defesa da educação.

Sua esposa, Léa Francesconi, recebeu uma lembrança da CNTE em homenagem ao marido. Ao agradecer pela homenagem recebida, ela lembrou que a história de Felício é de muita luta. “E a gente tá vivendo um momento histórico de luta, que teve muitas agruras, mas também eu vejo o aumento da consciência social do país”, disse, esperançosa.

2023 03 17 4plenaria prof joao felicio 12023 03 17 4plenaria prof joao felicio 1Companheira de lutas, a deputada estadual de São Paulo Professora Bebel (PT) lembrou das diversas discussões que teve com ele, mas ao mesmo tempo de forma conciliadora. “Gostaria de dizer pra ele que nós levaremos a APEOESP pelo caminho que você sempre sonhou. Da luta e da defesa incondicional de uma educação digna e de qualidade.”

Homenagem à Marielle Franco

A cerimônia também foi marcada por uma homenagem à Mariele Franco, assassinada há cinco anos. Na ocasião, todos os participantes levantaram uma placa com o nome da vereadora e bateram palmas por um minuto.

2023 03 17 4plenaria prof joao felicio 32023 03 17 4plenaria prof joao felicio 32023 03 17 4plenaria prof joao felicio 42023 03 17 4plenaria prof joao felicio 4A secretária geral da CNTE, Fátima da Silva, lembrou que, no dia 14 de março de 2018, Marielle e seu motorista, Anderson Gomes, perdiam as vidas, vítimas da milícia e do crime político. “Até hoje, nós seguimos pedindo por justiça. O Estado brasileiro deve para nós, para a família e para o povo brasileiro essa resposta”, cobrou. 

>> A 4ª Plenária Intercongressual vai até o dia 19 de março - veja a programação e outras informações