SP: 27º Congresso de Educação do SINPEEM nesta terça-feira, 18/10
Começa nesta terça-feira, o 27º Congresso de Educação do Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo (Sinpeem), que será realizado entre os dias 18 e 21 de outubro, no Palácio das Convenções do Anhembi, tendo como tema central “Escola pública, palco privilegiado da prática educativa”. A solenidade de abertura será às 9 horas, no auditório Celso...
Publicado: 18 Outubro, 2016 - 08h09
Escrito por: CNTE

Começa nesta terça-feira, o 27º Congresso de Educação do Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo (Sinpeem), que será realizado entre os dias 18 e 21 de outubro, no Palácio das Convenções do Anhembi, tendo como tema central “Escola pública, palco privilegiado da prática educativa”. A solenidade de abertura será às 9 horas, no auditório Celso Furtado (grande auditório).
Até sexta-feira, 21/10, serão apresentados, das 8h30 às 17h30, um painel e 32 palestras sobre os mais variados temas, entre eles Base Nacional Comum Curricular, violência, projeto político-pedagógico, sustentabilidade, questões racial e de gênero, tecnologias, formação, ética e gestão e escolar.
O 27º Congresso do SINPEEM também contará plenárias nas quais serão debatidas conjunturas; políticas municipal, estadual e educacional, bem como questões funcionais, políticas permanentes e plano de lutas para 2017, além da 14ª Mostra de Arte e Cultura (MAC), com exposição de grafites e oficinas de bambolês e de máscaras; de apresentações culturais e da Feira de Educação.
O evento reunirá cerca de quatro mil profissionais de educação, entre docentes, gestores educacionais (coordenadores pedagógicos, diretores e supervisores de escolas) e profissionais do Quadro de Apoio (inspetores de alunos, auxiliares técnicos) e agentes de apoio da rede municipal de ensino, todos associados ao sindicato.
PROGRAMAÇÃO
18 DE OUTUBRO DE 2016
Painel: “Escola pública: palco privilegiado da prática educativa”
Elvira Souza Lima, Maria Raquel Caetano, Maristela Angotti e Miguel Arroyo
Protagonismos infantil e juvenil
Alexandre Ventura e Angela Uchoa Branco
Relacionamento entre o professor e o aluno
Elvira Souza Lima
A importância do ato de ler e interpretar numa abordagem interdisciplinar
Sandra Bozza e Silvia M. Gasparian Colello
As faces da violência e a preservação da escola
Renato Alves e Sérgio Kodato
Projeto político-pedagógico: a construção coletiva da identidade e
as diretrizes pedagógicas da escola
Celso dos Santos Vasconcellos e Miguel Arroyo
O desenvolvimento de projetos para crianças de zero a três anos
Maristela Angotti e Tatiana Noronha de Souza
Base Nacional Comum Curricular e o domínio dos agentes privados neste debate
Maria Raquel Caetano e Selma Garrido Pimenta
O ofício docente: um olhar da filosofia sobre a figura do professor
José Sérgio F. de Carvalho e Luiz Carlos Menezes
19 DE OUTUBRO DE 2016
Tecnologias, redes sociais e convivência em sala de aula
Gláucia Silva Brito e José Manuel Moran
Saberes necessários para a prática pedagógica
Eduardo Carmello e Nilbo Ribeiro Nogueira
Meio ambiente: sustentabilidade e consumo consciente
Doroty Martos e Rubens Harry Born
Formação do educador e valorização profissional
Bernardete A. Gatti e Geraldo Peçanha de Almeida
A ética na construção de uma educação humanizadora
Clóvis de Barros Filho e Sonia Maria Pereira Vidigal
As diversas linguagens da infância e a importância do brincar
Mônica Appezzato Pinazza e Márcia Aparecida Gobbi
Desafios dos gestores: a formação dos formadores
Cecília Hanna Mate e Vasco Moretto
Lidando com a inclusão no dia a dia escolar
Luciana Vitor Cury e Maria Teresa Eglér Mantoan
20 DE OUTUBRO DE 2016
Onde estão os negros de São Paulo pós-abolição?
Juarez Tadeu de Paula Xavier e Luiz Ketu
Família e escola: a dimensão do pertencimento
Jane Patrícia Haddad e Mariangela Mantovani
O fortalecimento do trabalho coletivo e as inter-relações
Flávio Tonnetti e Magda Branco
O empoderamento feminino na sociedade atual
Bernadete Aparecida C. de Castro e Maria Rehder
Como as relações de gênero interferem na escola?
Edna de Oliveira Telles e Lula Ramires
Caminhos para uma prática profissional saudável
Cristina Cairo
A gestão e uma cultura de educação para todos
Elba de Sá Barreto e Ladislau Dowbor
Educação e escola: perspectivas atuais
Márcio Pochmann e Marcos T. Masetto
21 DE OUTUBRO DE 2016
Gestão escolar e mediação de conflitos
Telma Vinha e Karine de Lima
A avaliação da produção de escrita, seus desafios e possibilidades
Cipriano Carlos Luckesi e Ocimar Munhoz Alavarse
O avanço do conservadorismo no mundo
Rodrigo Ratier e Daniel Cara
A dimensão participativa e democrática da equipe gestora e o desafio no cotidiano escolar
Júlio Furtado e Marcus Ianoni
O papel educativo do Quadro de Apoio
Alexsandro Santos e Janaina Maudonnet
Educação integral: afinal, do que estamos falando?
Jaqueline Moll e Cleuza Pulice
A crise econômica e política, suas consequências para o serviço e os servidores públicos
Antônio Augusto de Queiroz e José Marcelino R. Pinto
O espírito lúdico e o direito de brincar
Fátima Balthazar e Shauan Bencks
(SINPEEM, 18/10/2016)