MENU

SP: Pesquisa APEOESP/Locomotiva sobre Escola de Tempo Integral será apresentada em assembleia

Nesta terça-feira, 06 de março, a APEOESP apresenta os resultados de pesquisa sobre escola de tempo integral. A pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva será apresentada às 11 horas, no Auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa (Avenida Pedro Alvares Cabral, 201 – Ibirapuera).O levantamento revela que o modelo de escola de tempo integral atualmente em funciona...

Publicado: 06 Março, 2018 - 10h19

Escrito por: CNTE

notice

Nesta terça-feira, 06 de março, a APEOESP apresenta os resultados de pesquisa sobre escola de tempo integral. A pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva será apresentada às 11 horas, no Auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa (Avenida Pedro Alvares Cabral, 201 – Ibirapuera).O levantamento revela que o modelo de escola de tempo integral atualmente em funcionamento não atende às necessidades do conjunto dos estudantes e professores da rede estadual de ensino. São poucas unidades, com uma média extremamente baixa de estudantes em cada uma delas, sendo que o processo de decisão para escolha e adesão dessas unidades não foi considerado democrático pela comunidade escolar.

A escola de tempo integral hoje existente no estado de São Paulo também cria diferenciações entre os professores, desrespeita seus direitos e, assim como em relação aos estudantes, também envolve uma quantidade ínfima de docentes, em um universo de mais de 230 mil integrantes no quadro do magistério público estadual.

A APEOESP defende uma educação integrada, na qual, mais que o tempo de permanência do estudante nas escolas, a diretriz central seja a capacidade do sistema de ensino de formar cidadãos e cidadãs plenamente conscientes da sociedade em que vivem, com autonomia intelectual para tomar decisões sobre sua vida pessoal e profissional e contribuir para transformar a realidade.

O Sindicato dos Professores também considera fundamental a gestão democrática nas escolas, a valorização dos profissionais da educação e o desenvolvimento de projeto político pedagógico que articule os componentes curriculares obrigatórios e eletivos em diferentes dimensões, como trabalho, ciência, tecnologia, cultura, esporte e pesquisa.

O eixo fundamental do projeto educacional que a APEOESP defende é a educação básica de qualidade para os filhos e filhas da classe trabalhadora, sem qualquer tipo de exclusão, que os prepare para a continuidade dos estudos, para o mundo do trabalho e para a vida.

SERVIÇO

Apresentação da pesquisa "Escola de Tempo Integral - APEOESP / Instituto Locomotiva
Terça-feira, 06 de março, às 11h00
Auditório Franco Montoro da Assembleia Legislativa (Avenida Pedro Alvares Cabral, 201 – Ibirapuera).

(APEOESP, 06/03/2018)