[AM] Sinteam protocola pedidos de audiência sobre Campanha Salarial 2026
Publicado: 02 Fevereiro, 2026 - 15h41 | Última modificação: 02 Fevereiro, 2026 - 16h06
Escrito por: SINTEAM | Editado por: SINTEAM
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam) protocolou pedidos formais de audiência junto ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e à Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), para dar início às discussões da Campanha Salarial 2026.
O objetivo é abrir, de forma antecipada, o diálogo institucional sobre as pautas prioritárias da categoria, respeitando os prazos legais das datas-bases e garantindo transparência no processo de negociação.
O sindicato destaca que 2026 é um ano eleitoral, o que impõe limitações legais para concessão de reajustes acima da inflação dependendo do prazo, tornando ainda mais importante a antecipação do debate e a organização da categoria.
“O Sinteam cumpre seu papel histórico de chamar para o diálogo no tempo certo, com responsabilidade, transparência e participação da base. Mas é a partir das assembleias que a pauta se fortalece e ganha legitimidade”, reforça a presidente do Sinteam, Ana Cristina Rodrigues.
O Sinteam ressalta que as assembleias da categoria para debate, inclusão e deliberação de novas demandas costumam iniciar a partir de fevereiro, respeitando os marcos legais das datas-bases - 1º de março para a Seduc e 1º de maio para a Semed.
Pauta apresentada à Seduc
No pedido encaminhado ao Governo do Estado, o Sinteam apresentou uma pauta ampla, que envolve valorização salarial, carreira, condições de trabalho e outros direitos historicamente reivindicados pela categoria, entre eles: Revisão do PCCR e estudo de quadro de vagas para mestres e doutores; Pagamento dos resquícios das datas-bases de 2022 (2,54%) e da data-base de 2023 (4,65%), com retroativos e ganho real; Retroativo da data-base de 2025; Retroativos das progressões por titularidade e por tempo de serviço; Reajuste de 100% no vale-alimentação e no auxílio localidade, entre outras.
Pauta apresentada à Semed
Já no pedido encaminhado à Prefeitura de Manaus, o Sinteam destacou pontos centrais para os trabalhadores da rede municipal, como: cumprimento da data-base com ganho real; reajuste de 100% no vale-alimentação e no auxílio localidade; Melhoria da estrutura das escolas urbanas, rurais, ribeirinhas e rodoviárias; cumprimento do HTP; pagamento dos retroativos das progressões por titularidade e por tempo de serviço; etc.