MENU

Trabalhadores do Pará decidem por greve a partir de 7 de maio

Os trabalhadores em educação desaprovam a proposta de PCCR do governo Ana Júlia e decidem, em uma assembléia histórica com mais de 2 mil pessoas, decretar greve geral a partir do dia 7.Tanto a proposta de reajuste quanto a de PCCR do governo foram rejeitadas pela categoria. O PCCR é um retrocesso mesmo se comparado ao Estatuto do Magistério, pois não estabelece o piso salari...

Publicado: 30 Abril, 2010 - 13h08

Escrito por: CNTE


Os trabalhadores em educação desaprovam a proposta de PCCR do governo Ana Júlia e decidem, em uma assembléia histórica com mais de 2 mil pessoas, decretar greve geral a partir do dia 7.

Tanto a proposta de reajuste quanto a de PCCR do governo foram rejeitadas pela categoria. O PCCR é um retrocesso mesmo se comparado ao Estatuto do Magistério, pois não estabelece o piso salarial; não contempla toda a categoria, se restringindo ao magistério (professores e técnicos em educação); não beneficia o professor com nível médio na progressão vertical; na progressão horizontal não define o interstício e não assegura a progressão de fato (depende de autorização da SEPOF) e o percentual estabelecido é de apenas 0,5% (no estatuto do magistério o interstício é de 2 em 2 anos e o percentual é de 3,5%).

O estado do Pará é o único do Brasil que não possui a lotação no sistema de jornada, bem como é um dos que não cumpriu a Lei do Piso Salarial Profissional Nacional, pois o prazo que a Lei estabelecia venceu dia 31 de dezembro de 2009.

O momento, tanto na capital quanto no interior, é de reunir a base da categoria e a comunidade em geral, visando esclarecer os motivos da greve fortalecendo ainda mais a luta.

SINTEPP vai realizar seminário estadual para debater o PCCR
A proposta da categoria, definida após ampla discussão, significa valorização profissional, mas a proposta do governo é péssima. Por isso vamos realizar um seminário estadual para comparar a proposta da categoria com a do governo.

AGENDA
28/04 - Reuniões nas escolas com a comunidade para fortalecer a greve - Local: Escolas Estaduais
30/04 - Seminário sobre o PCCR para discutir a proposta do Governo Ana Júlia - 09:00 - Centro Social de Nazaré
30/04 - Audiência com o Governo do Estado - 16:00 - SEPOF (DOCA)
01/05 - Ato Público dos Trabalhadores em Educação - 09:00 - PÇA DO OPERÁRIO – S. BRÁS
07/05 - INICIO DA GREVE NA REDE – ato cultural e construção da Agenda da Greve

    
Fonte: SINTEPP, 30/04/2010.