77,3% das escolas públicas em RS voltaram às atividades; 171 mil estudantes seguem sem previsão de retorno às aulas em RS
Segundo a Secretaria Municipal de Ensino (Smed) de Porto Alegre, servidores/as das escolas que foram diretamente afetados/as diretamente pelas enchentes não precisarão voltar a trabalhar imediatamente, e poderão atestar suas ausências
Publicado: 21 Maio, 2024 - 16h44
Escrito por: CNTE
A rede municipal de ensino de Porto Alegre (RS) iniciou a retomada das atividades nas escolas da cidade, após as catástrofes climáticas que atingiram o estado. Na segunda-feira (20), 22 escolas já receberam alunos em sala de aula. Nesta terça-feira (21), mais 16 instituições voltaram às atividades. De acordo com o boletim divulgado hoje, às 9h, pela Secretaria de Educação do estado (SEC), 71% dos estudantes da rede estadual (529.523) já retornaram às aulas, porém cerca de 171 mil ainda não possuem previsão de quando retornarão à rotina escolar.
Duas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) ainda não retornaram às atividades: a 1ª, de Porto Alegre; e a 27ª, de Canoas. Segundo o boletim, a expectativa é de que na quarta-feira (22) ambas já retornem o funcionamento de forma gradual. Das 2.340 escolas públicas gaúchas, 1.809 (77,3%) já estão funcionando; 79 instituições de ensino continuam servindo de abrigo para as vítimas.
Segundo avalia o presidente da CNTE, Heleno Araújo, o momento e as condições climáticas exigem que o retorno das atividades pedagógicas nas escolas cuidem e respeitem o momento das pessoas que foram afetadas.
“Os relatos das companheiras e companheiros do Rio Grande do Sul revelam a continuidade da situação difícil que estes estão passando. As chuvas ainda caem na região e as temperaturas estão baixando, complicando mais a situação”, lamenta.
“O número de pessoas afetadas é muito grande, e envolve nossos estudantes, os/as profissionais da educação e seus familiares. O retorno às aulas deve cuidar e respeitar o momento dessas pessoas”, ele reitera.
Segundo a prefeitura de Porto Alegre, o Ministério de Educação (MEC) flexibilizou o calendário escolar no estado e, neste primeiro momento, a orientação da Secretaria Municipal de Ensino (Smed) é de que as escolas promovam atividades lúdicas e recreativas, garantindo também o acolhimento e alimentação aos estudantes.
Por determinação da secretaria, servidores das escolas que foram diretamente afetados diretamente pelas enchentes não precisarão voltar a trabalhar imediatamente, e poderão atestar suas ausências.
Campanha SOS RS
A CNTE, em parceria com o Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS), está arrecadando fundos para doação às vítimas atingidas pelas últimas inundações no Rio Grande do Sul.
As doações podem ser feitas, em qualquer quantia, via PIX ou transferência bancária tradicional, via TED, para a conta-corrente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação. Veja os dados:
PIX
Celular CNTE: (61) 9 8241-2223. - Informar a finalidade da descrição do PIX: #SOS RS
TED
Conta Corrente da CNTE - Bradesco S/A
AG: 1-606-8
C/C: 113.900-2
CNPJ: 00.579.136/0001-06